segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Estrela de Belém pode ter origem na Babilônia, dizem teólogos

Para especialistas, a estrela de Belém descrita na história do nascimento de Cristo é originada da tradição de se associar grandes fatos ou monarcas a sinais celestes, costume mais antigo do que o cristianismo.
A Estrela de Belém sempre representa um papel importante e, ao mesmo tempo, misterioso, no Natal. Teria sido ela um cometa, uma supernova ou Júpiter e Saturno entraram em conjunção quando Jesus nasceu? Os astrônomos discutem até hoje sobre o que, na verdade, era a Estrela de Belém. Independente disso, permanece um mistério o motivo que levou os três reis magos a segui-la. Como uma estrela conseguiu atraí-los? E como lidamos com símbolos estelares produzidos culturalmente?
Quando os três reis magos viram a estrela, compreenderam imediatamente que ela era um sinal divino. "O aparecimento da estrela foi para os magos o sinal de que um novo rei havia nascido", afirma o estudioso do Novo Testamento, Jens Herzer, teólogo da Universidade de Leipzig. "Afinal, o profeta Balaão escreveu: 'Uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro'."

Nenhum comentário:

Postar um comentário